SalesTAG TV: 04 Motivos para você investir na comunicação interna do seu negócio!

SalesTAG TV: 04 Motivos para você investir na comunicação interna do seu negócio!

Ter uma comunicação interna eficiente e apropriada para o fácil entendimento de todos vem se tornando um dos principais objetivos entre grandes corporações durante os últimos anos. Isso se deve a importância da comunicação entre direção e equipe, a valorização dos colaboradores com a empresa e a oportunidade de impactar o mercado comercial com uma propagação de imagem institucional positiva. E você, já investe na comunicação interna com os seus colaboradores? No blog de hoje iremos te apresentar os 04 principais motivos para investir em comunicação interna, e quais os benefícios e resultados que ela pode gerar para o seu negócio! Confira nos próximos parágrafos. 

> O que é a comunicação interna? 
É o processo adotado e coordenado pela empresa para a troca de comunicação entre a gestão e a equipe. Por meio de uma série de ações, a área de comunicação interna transforma as estratégias, projetos, planos, práticas, valores e metas da organização em informações didáticas e objetivas, para que todos possam trabalhar de forma coesa e em conformidade com a cultura da organização. A divulgação dessas informações é mais uma etapa importante da comunicação interna, cabendo também a ela definir a melhor forma e os meios de se promover a comunicação com o público interno.

> Os 05 principais motivos para investir em comunicação interna!

1º - Relacionamento transparente entre empresa e colaboradores
O principal motivo do investimento em comunicação interna é estabelecer um relacionamento verdadeiro e transparente entre a alta administração da empresa e os colaboradores em geral, evitando rumores que possam causar problemas para a empresa. É importante cultivar uma comunicação franca entre gerentes e funcionários, evitar falsas esperanças e valorizar o compromisso de todos para superar os desafios. Também ajuda a melhorar a comunicação entre os colaboradores, estimula o diálogo entre os pares, abre espaço para a contribuição de novas ideias e sugestões, além de abrir canais para solução de problemas e queixas.

2º - Melhora o ambiente de trabalho 
O primeiro ponto é disseminar informações, conhecimentos e orientações em benefício de todos, contribuindo para o desenvolvimento profissional e o bem-estar pessoal. Além disso, os colaboradores querem saber o que está acontecendo na empresa, quais são seus projetos e perspectivas de futuro, pois isso traz um sentimento de pertencimento, assim como todos querem ser ouvidos e trazer contribuições aceitas. Quando a comunicação interna consegue viabilizar todos esses pontos, proativa e atenta ao falar com a equipe, o ambiente de trabalho torna-se mais positivo, reduzindo ruídos, boatos e conflitos.

3º - Melhora o engajamento da equipe
Quando sentem que a empresa é honesta e mantém um bom relacionamento na transmissão de informações, os colaboradores tendem a se dedicar mais ao trabalho, a se sentir mais motivados e a exercer suas funções de forma mais ativa. A pesquisa mostra que incentivar a satisfação interna pode ajudar a reduzir as dispensas, reter talentos e desenvolver o potencial de carreira. Além disso, quando os funcionários estão envolvidos, eles se tornam mais criativos e mais dispostos a apresentar ideias e buscar soluções para crises ou outros problemas que possam surgir.

4º - Aprimoramento de processos
Auxilia na melhoria do processo, seja no processo de integração de novos colaboradores ou na revisão das práticas adotadas pela empresa. As informações são divulgadas aos colaboradores em diferentes oportunidades de forma didática.

> Quais canais utilizar para uma comunicação interna eficiente?
O maior custo do investimento em comunicação interna é a implantação de canais de comunicação, que podem ser físicos ou digitais. O canal corporativo pode agregar com soluções em imagens, áudios e vídeos, traduzir mensagens de forma mais interativa e ágil, podendo se atualizar para diferentes locais descentralizados ao mesmo tempo através do sistema online, tornando-se assim o mais valioso investimento. Para saber mais "clique aqui" e conheça o SalesTAG TV, com ele você cria diversas possibilidades, desde listas de preços, mural de avisos ou como canal interno exclusivo de comunicação com seus funcionários.