10 DICAS PARA MELHORAR O SEU RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
Quando se está em busca de conquistar mais espaço no mercado contar com a credibilidade, reputação e a confiança de seus clientes é um bom começo! No entanto, o que deve ser feito para atingir isso? Sabemos que ter um “Atendimento ao Cliente” impecável não é uma tarefa fácil, pensando nisso, hoje trouxemos dicas exclusivas de como ter uma equipe preparada para oferecer um atendimento eficiente e com qualidade, confira nos próximos parágrafos!
- O que é o relacionamento com o cliente?
Em sua essência, a gestão de relacionamento com o cliente é a prática de diretrizes estratégicas e tecnológicas que uma empresa utiliza no processo de comunicação com os seus consumidores. A gestão dessa relação tem como principal objetivo garantir a fidelização com os clientes, criar um vínculo de longo prazo e torna o público consumidor defensor da marca.
Como qualquer outro relacionamento, para que a relação permaneça constante é necessária uma certa “manutenção” de tempos em tempos, seja por ferramentas como e-mail marketing ou o reconhecimento em datas comemorativas (Anivérsarios, Natal, Boas Festas, etc.).
- Níveis de relacionamento com o cliente:
> Nível Básico: No nível básico a empresa tem pouquíssimo conhecimento sobre seus clientes, seu foco está voltado apenas para o fechamento de vendas rápidas e consequentemente com o passar do tempo esse tipo de atitude tende a custar caro, já que por conta da falta de conhecimento e atenção aos consumidores se tornará ainda mais difícil a fidelização de clientes.
> Nível Reativo: Ainda é um nível baixo, pois a empresa ainda não tem o objetivo de melhorar sua relação com o cliente, apenas está em busca de aumentar suas vendas para clientes potenciais. Os vendedores passam a oferecer produtos e serviços sem se preocupar com os desejos e necessidades do seu consumidor.
> Nível Responsável: Nessa fase a empresa começa a se conscientizar da importância em oferecer um atendimento de qualidade e construir vínculos com seus consumidores. Os vendedores passam a receber treinamento para oferecer produtos/serviços com foco em solucionar problemas e atender desejos e não apenas em vender a qualquer custo.
> Nível Proativo: Ao alcançar o nível proativo o relacionamento já é uma prioridade para a corporação, se tornando mais sério e constante. Os vendedores estão continuamente em contato com seus compradores e realizam follow-up, estratégias de venda e pós venda são aplicadas, a equipe tem consciência da importância de entender as dores e necessidades individuais de cada consumidor.
> Nível Parceria: No último estágio, além de consumidor o cliente se torna fã da marca! Os vendedores passam a ser parceiros estratégicos e ajudam seus compradores a encontrarem a solução perfeita para suas necessidades. A empresa conta com uma base de dados valiosa e organizada em um sistema CRM, suas ações são automatizadas e é criado um funil de vendas certeiro. O resultado é uma relação sólida e constante, os clientes estão dispostos a indicar os produtos e serviços para amigos e familiares.
- 10 Dicas para melhorar o seu relacionamento com o cliente:
1° - Mantenha uma conversa natural: Ninguém gosta de manter conversas forçadas ou mecânicas, por isso a importância de manter uma conversa o mais natural possível! Ouça o cliente, ele está em busca de alguém que passe as informações que precisa e seja agradável. Nos últimos anos até os chastbots passaram a ser mais humanizados e menos formais, garantindo um relacionamento mais interessante aos consumidores.
2° - Evite situações de estresse quando o cliente estiver presente: É normal ter dias difíceis em que você se sente mais cansado ou estressado, mas lembre-se: O cliente não tem nada haver com isso! Jamais discuta com outros colaboradores ou fale mal da empresa na frente dos clientes.
3° - Peça Feedbacks do atendimento: Uma ótima estratégia para avaliar o atendimento da sua empresa é pedir a avaliação aos seus clientes, espalhe caixas de comentários nas lojas físicas ou mande um e-mail com questionário para avaliar o processo de compra, o consumidor sentirá que a opinião dele realmente importa.
4° - Foco na agilidade e eficiência: Para os consumidores, não há nada pior do que um serviço lento e ineficiente, portanto, melhorar o atendimento ao cliente envolve encontrar soluções com maior rapidez e precisão, buscando identificar rapidamente o problema para que possa fornecer informações para a solução.
5° - Treine sua equipe: O serviço como ferramenta de suporte é sensível porque os consumidores já estão vulneráveis e impacientes com os problemas que os afligem, um serviço de qualidade envolve o bom desempenho dos profissionais do setor, seja no cenário de vendas ou pós-venda, a equipe de atendimento deve ser treinada e conscientizada sobre sua importância para o sucesso do negócio.
6° - Seja sincero e transparente: Não esconda os fatos ou tente contornar a situação com desculpas. Assumir a responsabilidade pelas ações da empresa e fazer o seu melhor para resolver quaisquer problemas mudará sua atitude em relação aos seus clientes, portanto, a atitude deles em relação à sua empresa também mudará. Sua credibilidade e sua reputação no mercado só podem ser obtidas com isso.
7° - Invista em novos canais de comunicação: O atendimento tradicional ao cliente, por telefone, continua sendo um dos canais mais utilizados pelas mais diversas empresas do mundo! No entanto, essa lógica muda rapidamente, o telefone está perdendo soluções de Internet, como aplicativos de mensagens, chatbots e até redes sociais. Nesse sentido, aprimorar o atendimento ao cliente é uma tarefa que deve envolver a atualização dos canais de comunicação com o seu público corporativo. Hoje em dia, é considerado inaceitável que uma marca não tenha pelo menos um site e perfil no Facebook ou Instagram! Essas plataformas, como canais exclusivos de atendimento ao consumidor, proporcionam maior agilidade e comodidade ao público, principalmente quando a curta demora no atendimento aos consumidores causa grande insatisfação.
8° - Entregue algo valioso: Forneça produtos e serviços que realmente agregam valor aos clientes. Portanto, não ofereça apenas o que seu consumidor procura, vá além de suas exigências e tente oferecer a melhor opção.
9° - Compreenda o mercado, o público e a concorrência: Quem são seus clientes? Quais são os desejos, necessidades e expectativas dessas pessoas? Quem são seus principais concorrentes? Onde você está no mercado em que atua? Qual é a tendência desse mercado? Se você não sabe como responder a essas perguntas, sugiro que pare tudo agora e faça esse mapeamento. Estas são as informações básicas para a construção de qualquer ação em seu negócio. Também é importante saber que se trata de uma pesquisa que precisa ser refeita de vez em quando porque o mercado é altamente cíclico.
10° -Demonstre autoconfiança: Ao atender os clientes, os profissionais responsáveis precisam ter confiança em seus conhecimentos, pois serão considerados uma autoridade pelos consumidores. Isso significa que uma atitude deve ser veiculada na informação e na forma de falar, ou seja, ser capaz de resolver sem hesitação qualquer tipo de problema que o cliente possa encontrar. Um garçom confiante está empenhado em fornecer a ajuda necessária aos clientes e pode ganhar a atenção e até a admiração dos consumidores. Além dessas características, a gentileza e a disponibilidade são características que os profissionais podem se esforçar para aprimorar seus serviços.
Agora que você tem um maior conhecimento sobre "10 DICAS PARA MELHORAR O SEU RELACIONAMENTO COM O CLIENTE", basta colocar em prática! :)