COMO DEFINIR O PÚBLICO-ALVO DE UMA  EMPRESA?

COMO DEFINIR O PÚBLICO-ALVO DE UMA EMPRESA?

Ter um bom relacionamento com o cliente é um dos principais pilares para o sucesso de uma empresa, isso é obvio quando paramos para analisar que: Sem cliente, não há negócio! Mas para garantir uma boa relação com os seus consumidores é necessário primeiramente ter conhecimento sobre quem são eles! Quais suas características? Que hábitos de compra têm em seu cotidiano? O que fazem no tempo livre? Nos próximos parágrafos trazemos dicas de como conhecer o público-alvo do seu negócio e a importância do relacionamento deles com a empresa!

- O Que é Público-Alvo?
Público-Alvo pode ser definido como um grupo de consumidores com características em comum que a empresa qualifica no mercado para direcionar suas campanhas e estratégias de vendas. Para descobrir o público-alvo é necessário fazer uma segmentação do mercado baseada em pesquisas e análises de vendas, com isso será possível definir o  conjunto de características demográficas e comportamentais dos consumidores que mais se identificam com a marca e com maiores chances de se tornarem clientes. A partir disso o plano de marketing, como campanhas ou peças de comunicação são direcionados a esse segmento! 

- Quais são as Bases para a Segmentação de Público-Alvo? 
A segmentação de um público-alvo se baseia em uma série de variáveis, definir que sua empresa fará campanhas com o objetivo de atingir o gênero feminino, por exemplo, é uma margem de público-alvo muito ampla, e por isso é necessário usar mais de uma segmentação! Abaixo separamos algumas variáveis para te ajudar nessa tarefa: 

> Geográfica: País, região, estado, cidade, tamanho da cidade, rural/urbana, residencial/comercial, densidade, clima;

> Demográfica: idade, gênero, tamanho da família, ciclo de vida familiar (solteiro, casado com/sem filhos etc.), renda, condição socioeconômica, ocupação, escolaridade, geração, religião, raça, nacionalidade;

> Psicográfica: estilo de vida (saudável, minimalista, romântico, criativo, militante etc.), personalidade (sociável, autoritário, conservador etc.), valores, interesses, preocupações;

> Comportamental: status de usuário (regular, em potencial, ex-usuário etc.), intensidade do uso, status de lealdade, estágio de propensão (alheio, informado, interessado, intencionado etc.), sensibilidade ao marketing (qualidade, preço, promoção etc.), motivação (economia, conveniência, prestígio etc.).

- Bases de Segmentação para Empresas B2B:
No entanto, quando falamos de empresas B2B essas variáveis devem ser definidas por características empresariais como:

> Segmento de Atuação;

> Porte da Empresa;

> Faturamento;

> Número de Colaboradores;

> Localização;

> Maturidade no Mercado; 

- Ferramentas que Para Te Ajudar a Definir Seu Público-Alvo:  

- Google Analytics: A ferramenta de análise de dados líder na web e é gratuita, deve ser usada para entender melhor o público que já acompanha sua marca, pois gera dados a partir das interações com seu site. Você pode determinar o perfil do público, características e interesses em potenciais. Uma boa ideia é analisar as palavras pesquisadas na busca interna do site, que representam tópicos de interesse que seus visitantes podem não ter encontrado.

 Audience Insights: O Facebook tem um banco de dados populacional grande e muito rico. Este conjunto de dados está disponível na ferramenta Audience Insights com ela você pode cruzar dados sobre localização, sexo, estado civil, educação, posição, interesses, estilo de vida, etc. Você pode até obter informações mais específicas, como "pessoas em um novo relacionamento" ou "pessoas que estão longe da família". Esses dados ajudam a entender melhor o mercado, os dados pessoais e os interesses do público, e você pode até mesmo salvar esses dados para criar campanhas de marketing direcionadas em anúncios do Facebook. O público-alvo não é apenas a descrição de um conjunto de características do consumidor, para que essa ferramenta de marketing realmente funcione, ela depende de muita pesquisa e de um olhar atento para o mercado.

Formulário Online: A pesquisa de mercado do consumidor que dá início ao processo de segmentação pode ser realizada pela Internet. Há uma variedade de ferramentas de formulário, como Typeform, Google Forms e Survey Monkey, que permitem que você faça perguntas diretamente ao seu público e entenda melhor suas necessidades.

- Quais os Benefícios ao Definir o Público-Alvo da Minha Empresa? 

> Uma melhor comunicação com o cliente: Pode parecer meio contraditório dizer que reduzir o número de clientes que receberão uma campanha fará você vender mais né? No entanto, ao fazer isso você garante uma comunicação exclusiva com os consumidores que realmente se interessam em seus produtos e serviços, fazendo com que eles se sintam acolhidos e compreendidos pela marca! 

> Definir o posicionamento da empresa: Ao estabelecer o público-alvo o próximo passo é definir o posicionamento da empresa, o seu negócio conquista um espaço único e valorizado na mente dos consumidores, alinhando o posicionamento da empresa ao público que entende a sua proposta de valor, você garante um diferencial ENORME perante a concorrência!

Agora que você tem um maior conhecimento sobre "Como definir o Público-Alvo de Uma Empresa?", basta colocar em prática! :)