CAMPANHA PARA DIA DAS CRIANÇAS
Comemorado tradicionalmente no dia 12 de Outubro o "Dia das Crianças" é uma data fundamental na hora de elaborar o calendário de vendas sazonais do varejo, e com menos de uma semana para o ocasião, é hora de preparar a sua loja com as melhores estratégias promocionais do PDV e e-commerce! O post de hoje tem o objetivo de te inspirar a fazer uma campanha atraente para o "Dia das Crianças" e que também te ajude a alcançar metas de vendas, e então bora conferir?
1. Alinhamento de Estratégias
O alinhamento de estratégias é elaborado contemplando diversas áreas da empresa, é nesse momento que são definidas as ferramentas que serão utilizadas para atrair os seus consumidores, como por exemplo: As fotos dos seus produtos estão em boa qualidade?
E-mails Marketing, anúncios, postagens nas redes sociais, ambientação da loja, tudo isso exige tempo para ser desenvolvido. Quais dessas ações você já conseguiu colocar em prática? Não precisa ser tudo, mas alguma coisa é legal fazer, até mesmo para se diferenciar dos concorrentes!
2. Use uma Landing Page
Como o próprio nome diz, a data é voltada para o público infantil mas mesmo assim ainda há uma grande variedade de possíveis presentes e públicos! Presentes pela variação da idade das crianças, em que uma criança de 03 anos não ganhará o mesmo que uma de 12 anos; E público por conta de que mesmo a data sendo voltada para as crianças, ela também impacta os pais, avós, tios, padrinhos, etc.
Dessa forma, uma boa estratégia para facilitar a busca por presentes na sua plataforma e-commerce é utilizar uma landing page com sugestões de presentes separadas por idade e gênero. Seus e-mails marketing serão bem segmentados, consumidores em busca de presentes para meninas de 12 anos não receberão propagandas de presentes para recém-nascidos, fazendo toda a diferença em suas métricas de marketing e vendas. Uma sugestão para incentivar os clientes a preencherem a landing page é oferecer um cupom de desconto exclusivo ou frete grátis!
3. Pense em combinações para presentes
Pensando em pais que tem mais de uma criança e que vão precisar de mais de um presente, uma estratégia que pode agradar seus clientes e contribuir para as suas vendas é a fazer kits e combinações de presentes. Faça a divulgação de ofertas com diferentes combinações como por exemplo: Presentes para gêmeos, menino e menina e até mesmo um conjunto para crianças com idades diferentes!
4. Planeje a logística de entrega
Se você utiliza plataformas e-commerce lembre-se da importância de organizar a distribuição para demandas maiores antecedentes a data! Cuidado com atrasos, isso pode "chatear" seus clientes e fazer com que eles não voltem a comprar na sua loja! Seja honesto com os prazos de entrega e se possível ofereça a opção de entrega expressa.
5. Crie atrativos divertidos
Garanta uma boa experiência para os pais e crianças que forem comprar o presente pessoalmente na sua loja física, invista em animadores, contadores de histórias, pipoca, algodão doce. Divulgue o "evento" em suas redes sociais e atraia o maior público possível para frequentar sua loja neste dia!
6. Atenção as regras de publicidade infantil e ações de marketing para crianças
Não adianta investir em uma propaganda se ela não estiver de acordo com as leis da publicidade infantil, a campanha "Somos todos responsáveis" coordenada pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade tem o objetivo de difundir boas práticas para a publicidade voltada a crianças. Na dúvida, você encontra no site "Somos todos Responsáveis" diversas cartilhas educativas para download, uma delas é “As leis, a publicidade e as crianças”, traz a legislação voltada para esse público resumido de forma simples e acessível.
07. Faça anúncios segmentados para sua audiência
Utilizando as plataformas Facebook ADS, Google ADS e o Instagram ADS você poderá fazer a divulgação de produtos e remarketing até mesmo para clientes que já estavam visualizando sua loja mas acabou não finalizando a compra ou esqueceu o produto no carrinho! É uma boa estratégia para lembra-los que a oferta ainda existe!
08. Padronize seu PDV, utilize cartazes temáticos para a ocasião
Você sabia que clientes SalesTAG com a versão "Meu Jeito" ou superior garantem todos os layouts sazonais do ano por zero custo adicional! Dessa maneira garantimos aos nossos clientes que a comunicação visual da sua loja esteja alinhada com a campanha! Se interessou? "Clique aqui" e confira nossos layouts para o dia das crianças! Para saber mais sobre os nossos serviços e o sistema de cartazeamento SalesTAG entre em contato com nossa equipe, nós colocamos a disposição para suprir quaisquer dúvidas!
09. Ofereça brindes especiais
Aproveite a ocasião e vincule suas vendas a um brinde especial do interesse do seu público, lembre-se que sua loja trabalha com diferentes públicos e faixas etárias, que tal oferecer uma lembrança ao cliente que fez a compra para o filho? Ele certamente lembrará da sua empresa em outras datas!
10. Considere participar de alguma ação social
Também vale lembrar que muitas crianças e até mesmo os pais não têm condições de dar presentes na data e pensando nisso, será que sua empresa não pode contribuir de alguma maneira e fazer o dia ainda mais especial? Separamos algumas ideias para você:
> Dê descontos na compra de clientes que contribuírem com a doação de pacotes de balas e pirulitos, com essas arrecadações você poderá montar pacotinhos de doces e distribuir em uma instituição.
> Patrocinar algum evento;
> Fazer uma doação com base na % do valor arrecadado na campanha;
Deixe isso bem claro em suas ações de marketing para criar um compromisso e garantir a transparência com seus clientes a ajudar quem precisa!
Esperamos que esse post te ajude a estruturar as promoções da sua loja, atraindo a cada oportunidade um maior número de clientes e elevando os indicadores de venda do seu negócio!! Conte sempre com o EPJ Developer! :)