Cartazista | A Profissão do Futuro ou o Futuro da Profissão?

Cartazista | A Profissão do Futuro ou o Futuro da Profissão?

A Descoberta

Cartazista, confesso que na primeira vez que ouvi essa palavra não tinha ideia do que se tratava, imaginava uma pessoa sentada em frente a um flip chart (tripé de madeira com grande folhas brancas para desenhar) e fazendo seu cartaz.

Me lembro de quando criança, aquelas escritas em lojas e supermercados que sempre pareceram ser únicas em qualquer lugar que eu fosse passear com os pais. No último ano tive a oportunidade de conhecer de perto o trabalho destes profissionais artistas da comunicação no varejo.

A História

Eu desconheço a data aproximada de quando os primeiros movimentos de cartazeamento surgiu, mas temos relatos dedutivos na história das primeiras comunicações persuasivas impressas, por volta da metade do século 19.

Diferentemente de um pôster, que sempre teve como função principal ser um objeto de decoração em ambientes, o Cartaz o objetivo mais específico de promoção e ao mesmo tempo conduzir o leitor a uma ação, em sua grande maioria, a compra do produto ou serviço que está sendo ofertado.

Image not foundImagens da empresa J Belluci Comunicação Visual – jbelucci.com.br

Apesar de muitos considerarem uma composição de paisagem nos supermercados e loja, principalmente em áreas externas, cada cartaz confeccionado foi pensado individualmente em seu conteúdo, e o profissional cartazista é o responsável em todas as ocasiões pela forma em que a mensagem escrita será transmitida.

A Técnica

Jane Melo – Profissional Cartazista – Imagens: Bobby Fabisak e Sérgio Bernardo – jconline.com.br

O profissional cartazista, assim como todas as profissões, utiliza e aprimora técnicas de escrita e caligrafia, uma das técnicas mais conhecidas dos cartazistas é a técnica dos traços, que consiste em definir os traços principais que irão compor a letra e a escrita como um todo, e isso exige muito treino, não é a toa que não existe uma fonte para computadores que simule a escrita de um cartazista, é algo peculiar de cada cartazista e promove um cartaz de comunicação e estética ímpar, o cartaz de promoção é geralmente feito num fundo amarelo, com os números em vermelho, destaque de tamanho para os reais, e os centavos com aproximadamente a metade do tamanho dos números que identificam os reais, a descrição do produto é escrito em preto, existem poucas variações de cartazes.

O dia-a-dia

Como em toda profissão, o Cartazista tem muito bem definido seu cronograma de tarefas, suas atividades do dia se iniciam um dia antes do expediente promocional, o cartazista recebe do departamento responsável pela precificação, as ofertas a serem promovidas naquele dia ou semana por exemplo, o cartazista confecciona o cartaz conforme os locais em que serão expostos, no interior da loja e área externa.

Foto: Assossiação Bahiana de Supermercados – abase-ba.org.br

Também faz parte da rotina do cartazista, visitar os corredores de loja para precificar com cartazes menores, as ofertas e promoções daquela seção. É um trabalho de constantes tarefas.

A Profissão

A profissão de cartazista existe desde o século passado, ganhou a mídia a poucos anos atrás, o salário de cartazista é em média R$ 1300,00 + benefícios conforme empregador.

É um ramo de atuação que apesar de ser visto com pouca empolgação por quem está em busca de vaga e recolocação no mercado de trabalho, foi o início da carreira de muitos e tantos hoje, gerentes de supermercados, encarregados de seção, gerentes de marketing, donos de pequenos mercados e mercearias, a profissão de cartazista, se bem aproveitada, é um trampolim para novas oportunidades na empresa.

Tecnologia

Image not found

Print de tela do Cartazista Eletrônico SalesTAG

Assim como hoje vemos e utilizamos serviços que jamais imaginamos a 10 anos atrás(ex: Uber, AirBnB), a tecnologia também se aproxima da profissão de cartazista, ao passo que a evolução das tecnologias de software barateia seu consumo e promove eficiências na usabilidade, a profissão de cartazista ganha também um concorrente tecnológico que minimiza e erradica em alguns casos, várias deficiências apontadas por varejistas no processo manual de cartazeamento, entre eles;

– erros de escrita

– escrita sem padrão

– cartazes fora de padrão

– tempo gasto para precificar a loja toda

– desperdício de materiais

– comunicação de preços sem padrão visual

– dependência de funcionário especialista em fazer cartazes

Através de insatisfações de grandes varejistas inclusive, surgiu a demanda por uma solução que unificasse a operação de precificação de loja, desde então o conceito conhecido como Cartazeamento Eletrônico é o que auxilia, pelo barateamento da tecnologia, desde pequenos comerciantes de bairro a grandes varejistas e atacados.

Entre algumas opções existentes no mercado, vou aqui destacar o nosso Cartazista Eletrônico SalesTAG.

De encontro às necessidades de otimização da operação na loja e a economia de tempo para fazer os cartazes, nosso software oferece:

Integração ao banco de dados da loja, na prática é, busca e leitura direta dos produtos por EAN/Código Interno/Nome do Produto para montar os cartazes.

Em termos de execução de tarefas, todo produto que entra no estoque para ser vendido será cadastrado e escrito apenas uma vez, apenas no cadastro em estoque.

A integração também pode ser realizada através de uma planilha em excel com os produtos cadastrados.

Para garantir maior segurança contra ataques cibernéticos nossa aplicação é instalada numa máquina física(computador/servidor em sua loja).

Além de segurança, sua loja garantirá o sigilo de informações estratégicas de custos, preços e promoções por exemplo.

Para evitar desperdício de material já contribuindo com a padronização visual de loja, nosso programa para fazer cartazes, vincula o modelo de cartaz correto para o produto que foi definido e adicionado à fila de impressão.

O conceito de fila de impressão é justamente organizar a sequência de cartazes que serão impressos e gerar apenas um arquivo contendo todos os cartazes, já vinculados com os cabeçalhos identificando a condição do produto (ex: Aproveite, Super Oferta, Próximo ao Vencimento, Leve 3 Pague 2, etc…).

E a vantagem prática a ser mais notada em nosso cartazista eletrônico é(duas na verdade), a não dependência de um profissional especializado pra fazer cartazes, e a extrema facilidade de fazer cartazes, em apenas 4 cliques o cartaz é feito.

VÍDEO EXPLICATIVO DOS 4 PASSOS

O conceito de nosso software é não pensar, apenas saber o produto que será precificado.

Quero te convidar pra acessar agora nossa versão Integra Loja e conhecer o conceito na prática.

ASSISTIR TUTORIAL DE COMO FAZER CARTAZES

ACESSAR DIRETO O PROGRAMA  digite apenas um e-mail válido para acessar.

Qualquer dúvida, consulte nossa área de tutoriais, nossa área de perguntas frequentes, qualquer um de nossos formulários de contato ou ainda nossos telefones no topo de nosso site.