COMO ESTRUTURAR UMA CAMPANHA PROMOCIONAL?

COMO ESTRUTURAR UMA CAMPANHA PROMOCIONAL?

 Sabemos que campanhas promocionais são a principal estratégia quando se está em busca de atingir novos clientes, afinal, quem não gosta de promoção, certo? É muito bom ter uma vantagem econômica na obtenção do produto ou serviço desejado, e é esse sentimento que motiva seus consumidores a garantirem o produto que só esperavam um momento mais oportuno. No entanto, para que a promoção seja bem-sucedida e ajude a aumentar as metas de vendas, é necessário formular planos e estratégias de preços que combinem produtos de alta qualidade com um bom atendimento. Caso contrário, as perdas provavelmente baterão na porta do seu negócio, e por isso nem sempre fazer uma campanha promocional é fácil, a nossa matéria de hoje traz dicas interessantes sobre o planejamento e a estruturação de promoções, bora conferir? 

- Qual o Objetivo?
  A primeira etapa é definir qual a finalidade da campanha promocional, como por exemplo: Vender produtos estacionados por um grande período no estoque, atrair novos clientes, divulgar uma nova seleção de produtos, aumentar o engajamento nas plataformas, etc. Lembre-se que essa é uma das fases mais importantes, ao iniciar uma nova promoção você deve ter objetivos claros, pois eles determinarão quais as estratégias mais adequadas.

- Conheça seu Público-Alvo!
 Quem são os clientes que você deseja atingir com essa campanha?
1. "São profissionais ou estudantes?"
2. "Qual a faixa-etária?"
3. "Quais os hábitos de consumo?"
4. "Em quais redes sociais eles se encontram?"
5. "Que tipos de produtos são do seu interesse?" 
Ao responder essas perguntas, você terá um público-alvo bem definido e com essas informações será possível garantir melhor a eficácia da promoção, a produção do conteúdo, os canais de comunicação a serem utilizados, os indicadores a serem avaliados, os produtos a serem disponibilizados e outros fatores diretamente relacionados ao seu consumidor.

- Escolha Qual o Tipo de Promoção Atingirá Melhor o seu Objetivo!
 Existem 4 tipos de campanhas promocionais: progressiva, cupons de desconto, descontos/
promoções e descontos em compras no atacado. Você sabe o que considerar ao escolher? Alvo! Cada oferta é dirigida a um público-alvo ou público diferente.

1. Campanha Promocional Progressiva 
Esse tipo de campanha tem o foco em aumentar o número de vendas de certo produto, e para isso é usado o desconto progressivo! 
Basicamente quanto maior o número de produtos comprados, maior será o desconto na compra:

3 chocolates 6% de desconto
5 chocolates 10% de desconto 
10 chocolates 20% de desconto 

Nota: Esse tipo de promoção deve ser aplicado em produtos de consumo diário, como por exemplo: chocolates, cafés, desodorantes, sabonetes, produtos de limpeza, etc.

2. Cupons de Desconto 
Normalmente, é utilizado para conquistar novos consumidores! Muito aplicado para vendas no e-commerce, onde é necessário que o cliente realize o cadastro na plataforma (importante para recolhimento de informações) e em troca ele garante um cupom com x% de desconto na primeira compra!
Também pode ser uma estratégia para aumentar o tráfego do site em períodos sazonais, utilizando o e-mail (informado no cadastro) e o e-mail marketing como ferramenta, você faz a divulgação de produtos exclusivos/destaque e 
"presenteia" seu cliente com um cupom sozonal para realizar a compra. 

3. Campanha Promocional Tradicional
A mais comum das nossas campanhas e isso se deve por poder ser utilizada em diversas situações, como por exemplo: Mercadorias paradas em estoque, produtos próximos ao vencimento, lançamentos, troca de coleção, encerramento de produção, etc. A dica aqui é ter atenção ao controle do estoque, para não decepcionar clientes que se empolgam com a oferta e ao chegarem na loja se deparam com ele esgotado, isso faz com que as promoções da sua loja se tornem duvidosas. 

4. Campanha Promocional por Atacado
Como o próprio nome descreve, a última classificação se trata da venda de produtos por atacado! Essa modalidade acaba sendo usada principalmente para a revenda de lojistas, no entanto, pode ser menos lucrativa já que é necessário um valor de desconto exclusivo pela grande quantidade de produtos comprados, mas ao mesmo tempo gera mais dinheiro para o seu negócio, o lojista tende a fazer esse tipo de compras de forma periódica, o que lhe trará um rendimento fixo. 

- Meça os Resultados! 
Independente da modalidade, todas possuem o mesmo foco: Aumentar as vendas e consequentemente gerar mais lucros para a empresa! Nesta etapa é a hora de estudar os resultados,  vale usar as métricas e indicadores para avaliar as estratégias, avalie o histórico de compra dos anos anteriores e o atual, organize o maior número de informações como erros e acertos da campanha e as tendências de consumo dos seus consumidores, com esses dados você conseguirá se planejar melhor a cada ano, lembre-se os números nunca mentem!  

Esperamos que esse post te ajude a estruturar as promoções da sua loja, atraindo a cada oportunidade um maior número de clientes e elevando os indicadores de venda do seu negócio!! :)