COMO GERAR CONFIANÇA NOS CLIENTES?
Quando se está em busca de conquistar mais espaço no mercado, contar com credibilidade, reputação e a confiança de seus clientes é um bom começo! No entanto, o que deve ser feito para atingir isso? O que levou os primeiros passageiros da Uber ignorarem os avisos de sempre e entrarem em um carro desconhecido? Ou primeiros anfitriões do Airbnb que decidiram deixar estranhos em suas casas à noite? Na matéria de hoje trazemos dicas exclusivas de como conquistar a confiança de seus clientes, confira nos próximos parágrafos!
- QUAIS OS PILARES PARA A CONFIANÇA?
Antes de elaborar estratégias para ganhar a confiança de seus consumidores/usuários é preciso entender quais são os pilares para conquistar a confiança! Um estudo realizado pela Kantar TNS afirma que a confiança é dividida em três pilares, sendo eles: Integridade, identificação e inclusão, quando se alcança os três você gera um novo olhar para a sua marca! Vamos entender eles um pouco melhor como eles funcionam!
> Integridade
Cumpra suas promessas! A confiança é baseada principalmente na honestidade, muitas empresas na ânsia da captação de clientes acabam prometendo muito além do que conseguem cumprir, o que mais tarde consequentemente acaba gerando uma reputação e imagem negativa da empresa no mercado. Muitas empresas tem utilizado celebridades, autoridades, especialistas e influenciadores em busca de transmitir credibilidade ao seu público-alvo, no entanto com o passar do tempo essa estratégia acabou falhando, as pessoas aprenderam a lidar com várias versões da verdade, seja em branding, ciência, notícias e mídia ou política, essa forma de construção de confiança foi corroída. É preciso criatividade na hora de inserir um novo produto no mercado ou até mesmo se manter nele, especifique as limitações do seu produto ou serviço e indique o melhor uso. Seu cliente sentirá mais confiança em você!
> Identificação
Somos programados para desconfiar de informações incompletas, por conta disso a identificação é uma das mais poderosas fontes de confiança em tempos de incerteza! Baseada na habilidade de "ver" alguém e ser capaz de alcançar seu verdadeiro "eu", mesmo que esse "eu" não seja perfeito. Entre outras coisas, isso significa criar um rosto humano para a marca e apontar o conjunto de valores que ela apoia, pessoas apreciam marcas que se destacam e estão dispostas a "praticar seus valores" na maneira como conduzem seus negócios. Em comparação com grandes empresas anônimas, pequenas marcas feitas à mão são geralmente mais fáceis de identificar. As pessoas também são mais tolerantes com as pequenas marcas: as pequenas marcas que lutam no mundo gigante são consideradas "um de nós" e são "autorizadas" a cometer erros humanos.
A ascensão e queda das plataformas como "Ifood" exemplificam isso claramente! Da plataforma que permitia o delivery por preços acessíveis e renda extra a “pessoas como nós” que trabalhavam como entregadores e motoboys, o Ifood tornou-se uma corporação gigante com a qual ninguém queria identificar-se: acusada por tratamento desumano a entregadores e motoboys. Parte da estratégia de mudança do Ifood se concentrou em "recuperar o lado humano da marca", como colocar seus entregadores como prioridade.
> Inclusão
Confiamos naqueles que de alguma maneira tendem a se parecer conosco, aqueles que pertencem de alguma forma ao nosso “grupo”, sejam famílias, comunidades, países ou pessoas com valores semelhantes. O mesmo processo de pensamento interno também funciona ao confiar em uma marca ou organização. A sensação de fazer parte do mundo da marca cria uma experiência de "estar do mesmo lado", mais fácil de aceitar informações e com vontade de perdoar. Inclusão significa que as marcas dão a seus clientes um certo controle e exigem que eles invistam uma parte de si mesmas em seu mundo. Airbnb exige que as pessoas passem por um processo de seleção de várias etapas antes de serem elegíveis para hospedar convidados. Ao criar alguns custos de entrada psicológicos (requer identidade, cartão de crédito, fotos), a marca aumentou o valor da inclusão da comunidade e deixou claro que outros membros do Airbnb passaram pelo mesmo processo e, portanto, têm um alto nível de confiança em "você".
- MAS AFINAL, QUAIS ESTRATÉGIAS GERAM CONFIANÇA NOS CLIENTES?
Abaixo separamos uma lista com 4 estratégias para você incluir no seu negócio e ganhar a confiança dos seus consumidores/usuários, vamos conferir?
> Entregue algo valioso!
Forneça produtos e serviços que realmente agregam valor aos clientes. Portanto, não ofereça apenas o que seu consumidor procura, vá além de suas exigências e tente oferecer a melhor opção.
> Transmita os verdadeiros atributos do produto!
Não conte vantagens sobre o produto, até mesmo porque o cliente pode descobrir facilmente o exagero dos resultados e não voltará a aderir seus produtos novamente!
> Tenha um pós-venda!
Independentemente da qualidade dos produtos e serviços de uma empresa, pode ser que seus clientes liguem para a central de atendimento para solucionar algum problema. É inútil encontrar o culpado naquele momento. É preciso atender da melhor forma o consumidor e solucionar os problemas que o afligem. Portanto, por meio de treinamento adequado, seu trabalho de pós-venda pode ser perfeito.
> Honestidade é a chave!
Não esconda os fatos ou tente contornar a situação com desculpas. Assumir a responsabilidade pelas ações da empresa e fazer o seu melhor para resolver quaisquer problemas mudará sua atitude em relação aos seus clientes, portanto, a atitude deles em relação à sua empresa também mudará. Sua credibilidade e sua reputação no mercado só podem ser obtidas com isso.
Agora que você tem um maior conhecimento sobre "COMO GERAR CONFIANÇA NOS CLIENTES?", basta colocar em prática! :)