COMO ORGANIZAR AS GÔNDOLAS NO SUPERMERCADO?
O relacionamento com o cliente está em constante crescimento, isso devido ao fato de que fidelizar clientes tem se tornado uma tarefa mais difícil a cada ano! Após entender essa nova fase, muitas marcas passaram a cuidar de seus compradores, afinal cuidar de quem compra é garantir a compra com frequência e uma maior chance de indicação do seu negócio. Hoje o consumidor sabe que existe uma variedade de lugares que tende a oferecer o mesmo produto/serviço, mas o diferencial é que ele costuma frequentar aquele que mais gosta e que lhe traz benefícios! No entanto, o que você tem feito para garantir uma experiência de compra diferenciada ao seu consumidor?
Manter atenção a detalhes importantes, como limpeza, organização, iluminação, som e temperatura ambiente, treinamento, uniforme da equipe e o layout e organização das gôndolas pode fazer toda a diferença para as vendas da sua loja e sobre o último tópico a matéria de hoje! No blog vamos falar um pouco sobre gôndolas de supermercados, como elas interferem nas vendas e dicas exclusivas para te ajudar na organização! Confira nos próximos parágrafos!
> O que são gôndolas?
A gôndola é um tipo de móvel utilizado para exposição comercial de produtos. Também pode ser chamado de prateleira, embora não seja o termo mais apropriado.
> Qual a importância da organização das gôndolas?
Atrair a atenção dos consumidores e ser capaz de realizar boas vendas depende de vários fatores. No entanto, um bom mix de produtos, preços justos e boas condições de pagamento podem não ser suficientes se o local de compra não for muito atraente! Portanto, para melhorar o desempenho de vendas, você deve compreender o comportamento do cliente, tornar a experiência de compra agradável, o produto deve ser visível e seguir um determinado padrão. Caso contrário, os custos de propaganda e publicidade não alcançarão os resultados esperados. E por conta disso, manter as prateleiras organizadas ajuda a proporcionar uma ótima experiência ao cliente no ponto de venda.
> Como organizar as gôndolas?
Calma, separamos dicas exclusivas para te ajudar nessa tarefa! Confira abaixo:
- Conheça seu espaço!
Independentemente do tamanho da loja, se os móveis (como prateleiras e estantes) ocuparem mais de 40% do espaço, ela ficará muito pequena. No entanto, quando a loja é pequena, alguns truques de espelho e iluminação podem ajudar a otimizar o espaço. - Dê atenção ao produto certo!
A “zona de foco” corresponde ao centro e ao topo da prateleira porque são as áreas concentradas no campo de visão do consumidor. Portanto, se o objetivo é vender mais produtos e aumentar a lucratividade do supermercado, além dos produtos mais procurados pelos clientes e rentáveis para o comércio, deve-se incluir também produtos de maior valor agregado nessa área. - Organize produtos de alta rotatividade!
Onde inserir produtos de alta rotatividade com margens de lucro mais baixas? Devem ser colocados na parte inferior da prateleira para fácil acesso dos clientes. Ou seja, fora da “zona de foco”. - Realoque produtos voltados ao público infantil!
Muitos pais têm o hábito de levar os filhos ao supermercado para comprar coisas, o que faz das crianças consumidoras, já que é muito comum elas pedirem coisas aos responsáveis. Sabendo disso, pensar como uma criança é crucial. São salgadinhos doces e salgados que chamam a atenção das crianças, principalmente aqueles com cores vivas e embalagens coloridas. Crianças têm fortes habilidades visuais, por isso vale a pena colocar esses tipos de produtos em seu campo de visão. A prateleira mais baixa é o ideal, onde eles podem pegar as mercadorias. - Atenção a verticalização!
Devido ao fluxo de mobilidade, a tendência dos clientes compradores é de se mover da direita para a esquerda no mercado. Portanto, os produtos com maior giro e melhores oportunidades de vendas devem ser colocados nas prateleiras do lado direito do corredor.
Agora que você tem um maior conhecimento sobre "COMO ORGANIZAR AS GÔNDOLAS NO SUPERMERCADO?", basta colocar em prática! :)