COMO SE COMUNICAR COM CADA GERAÇÃO?

COMO SE COMUNICAR COM CADA GERAÇÃO?

Que a comunicação é um dos pontos chaves para o sucesso das vendas nós já sabemos. Mas afinal, será que você tem se comunicado apropriadamente com o seu público? Cada geração possui um meio de comunicação que afeta diretamente seus hábitos de consumo e o que seria uma boa experiência de compra. Mas como as lojas de varejo que atendem diversos públicos devem olhar para as preferências de cada geração? Como abordar esses públicos corretamente? Na matéria de hoje vamos te ajudar a entender um pouquinho melhor as gerações e te dar dicas imperdíveis para se comunicar com cada uma delas, confira nos próximos parágrafos!!

> Divisão de gerações:
Existem diversas maneiras e visões quando falamos em dividir gerações, atualmente na visão de marketing dividimos em 5 categorias, sendo elas: Baby Boomers, Gen X, Gen Y, Gen Z e Alpha. Abaixo fizemos um breve resumo sobre cada uma delas!

- Baby Boomers: É formado por pessoas nascidas entre 1940 e 1960, portanto, têm aproximadamente entre 60 e 80 anos. Eles são descritos como idealistas, combativos, disciplinados e coletivistas. Atualmente, concentram grande parte de suas riquezas e são responsáveis por grandes decisões.

- Gen X: Geração X é formada por pessoas nascidas entre 1960 e 1980, portanto, sua idade gira em torno de 40 a 60 anos. Traz também algumas das principais características da geração baby boomer, como disciplina, respeito à hierarquia e desejo de estabilidade, porém, também é mais individual e competitivo do que a geração anterior.

- Gen Y: Composta por pessoas nascidas entre 1980 e 1995, portanto, sua idade é de aproximadamente 25 a 40 anos. Eles respondem com flexibilidade às mudanças, apreciam a inovação e buscam desafios. Eles também são curiosos e preferem ousadia à estabilidade. Em muitos casos, eles colocam a experiência acima dos bens tangíveis.

- Gen Z: É formado por pessoas nascidas entre 1995 e 2010, portanto, sua idade é de aproximadamente 10 a 25 anos. Algumas de suas características são ativismo, participação e pensamento crítico. Eles são mais pragmáticos e realistas do que os millennials. Por ter crescido em um período cheio de incertezas sobre o futuro, a estabilidade é novamente importante para esta geração.

- Alpha: É composto por pessoas nascidas a partir de 2010, portanto, podem ser usados por até 10 anos. As pessoas não sabem muito sobre eles, mas uma aposta que podemos fazer é que, assim como a Geração Y é afetada pelo surgimento da Internet e a Geração Z é afetada pela mobilidade, a Geração Alfa deve ser afetada pela inteligência artificial.

> A diferença da comunicação entre gerações:
A comunicação com as diferentes gerações deve-se levar em consideração as principais características de cada uma. Isso se reflete em vários aspectos, como por exemplo: escolha do idioma, assuntos abordados e opiniões sobre o assunto. Suponhamos que uma empresa de eletrônicos queira criar uma peça de marketing digital sobre seu novo smartphone para o mercado...

> Para se comunicar com os baby boomers e a Geração X, ela pode enfatizar a relação custo-benefício e enfatizar que esta é uma escolha sábia. Portanto, atraiu uma imagem equilibrada dessas gerações.
> Para se comunicar com a Geração Y, ela pode destacar o status da marca e enfatizar que, com a ajuda desse dispositivo, eles poderão ser mais eficientes do que seus colegas, atraindo uma imagem mais personalizada e competitiva desta geração.
> Para se comunicar com a Geração Z, ela pode apontar que todos estão comprando e que o dispositivo permitirá que ela se conecte e colabore com amigos. Portanto, atrai a imagem coletivista desta geração. Perceba que se trata do mesmo produto, porém, de acordo com as gerações de consumidores, o argumento mais eficaz muda completamente.

Para se comunicar com as gerações mais velhas, baby boomers e Geração X, dados e fatos são muito importantes. Ao mesmo tempo, a comunicação com as gerações mais jovens, millennials, geração Z e mesmo Alphas muitas vezes nem precisa usar a linguagem, pelo contrário, eles preferem emojis, gifs e memes recentes.

Agora que você tem um maior conhecimento sobre "COMO SE COMUNICAR COM CADA GERAÇÃO?", basta colocar em prática! :)