COMO UTILIZAR A ESTRATÉGIA DE PREÇO CORRETAMENTE ?
São muitas as estratégias visando aumentar o número de vendas e consequentemente fazer o negócio crescer no mercado e não há dúvidas de que quando se trata de vendas o preço influência! No entanto, você acredita que um comércio de sucesso é aquele que vende o produto com 100% de lucro pelo valor obtido? Pois saiba que essa ideia está totalmente errada, não é a precificação do produto ou um grande número de vendas que fará a sua loja decolar, ficou com dúvidas? Calma, nos próximos parágrafos iremos-te ajudar a entender melhor isso, bora conferir?
1. O QUE É "PREÇO" E "VALOR"?
Antes de definir "X" preço para um produto é preciso entender a diferença entre: "Preço" e "Valor". O preço é aquele que representa a parte monetária do negócio, ou seja, quanto você irá cobrar pelo produto ou serviço, o cálculo deve ser elaborado contando com o custo, padrões do mercado e a margem de lucro, vale lembrar que os clientes buscam o maior valor pelo menor preço! Mas afinal, o que é o "Valor"? O valor de um produto/serviço é o benefício que ele representa para quem compra. Logo, varia de acordo com a necessidade, oferta, demanda e qualidade.
2. COMO CALCULAR O PREÇO DE UM PRODUTO?
Agora que você já sabe a diferença do "preço" e o "valor" é preciso entender que o preço final é baseado em uma série de variáveis, é que mesmo visando oferecer o melhor produto/serviço para os clientes é preciso analisar os custos do seu negócio. Abaixo separamos algumas variáveis para te ajudar nessa tarefa:
- Variáveis relacionadas ao "VALOR"
> Considere quanto os clientes estão dispostos a pagar;
> Os benefícios que o item gerará para a vida das pessoas;
> O valor diferencial quando comparado a concorrência;
> A estratégia mais adequada para o momento do mercado e da companhia;
- Variáveis relacionadas ao "PREÇO"
> Margem de lucro;
> Faturamento;
> Valor necessário de venda mensal para que a empresa não tenha prejuízo;
> Custos Fixos;
> Salário dos funcionários;
> Aluguel e contas de consumo;
> Custos variáveis (relacionados à aquisição e possível manutenção do produto em estoque que será revendido);
Depois de fazer uma análise com base nas variáveis, para saber se preço final é adequado ou não você deve fazer a seguinte equação:
Valor unitário do produto x expectativa de volume de venda – custo variável – custo fixo = lucro
3. ESTRATÉGIAS PARA VENDAS
Sem uma gestão financeira de alta qualidade dentro da empresa, é impossível formular uma boa estratégia de preços. Agora, se você tem todos os números da empresa, é hora de aprender algumas maneiras de aumentar as vendas, contas ou métricas de lucro.
> MANUTENÇÃO DE PREÇO
É a prática de manter os preços dos produtos mesmo que os custos e despesas aumentem, mesmo que suas margens de lucro caiam! O objetivo é que quando os itens precisam ser retirados do estoque, os produtos serão descontinuados ou a mão de obra ociosa precisará ser paga antes de optar por demitir profissionais, para minimizar as perdas com a manutenção das vendas.
> MAXIMIZAÇÃO DE LUCRO
Liste produtos ou serviços com o valor máximo aceitável no mercado, com isso você irá obter máximo lucro das vendas em que os clientes precisam de anos para recomprar produtos ou serviços.
> MAXIMIZAÇÃO DE FATURAMENTO
Uma prática amplamente utilizada por agências que promovem vendas no atacado, a estratégia inclui reduzir as margens de lucro e focar na venda o máximo possível. Nesse caso, o maior desafio é comprar em grandes quantidades e controlar estritamente os custos fixos e variáveis. Caso contrário, contas negativas podem aparecer em um piscar de olhos.
> MAXIMIZAÇÃO DE MERCADO
Lançando produtos ou serviços muito exclusivos para atrair a atenção de clientes que valorizam novos desenvolvimentos, estão dispostos a pagar preços altos por eles e retornam quando uma nova versão do produto é lançada, o objetivo dessa estratégia é obter o máximo de lucro possível com cada nova versão do produto ou serviço.
Agora que você tem um maior conhecimento sobre " COMO UTILIZAR A ESTRATÉGIA DE PREÇO CORRETAMENTE? ", basta colocar em prática! :)