O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO E-COMMERCE

O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO E-COMMERCE

Não é novidade que com o passar dos anos as redes se tornaram ótimas ferramentas empresariais! Possibilitando a maior proximidade com o público e consequentemente aumentando o conhecimento da marca, o que por fim gera um fluxo de novos clientes, esse é o principal motivo que fez com que empresas de diferentes nichos e tamanhos passassem a frequentar as plataformas! Mas em quais plataformas a sua loja marca presença e quais são os benefícios em mantê-las atualizadas? Esse é o assunto do nosso blog de hoje! E então, bora conferir?  
 
ENTENDENDO O INTUITO DE CADA REDE
Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, etc. Atualmente somos cercados por diversas redes de contatos virtuais, mas sabemos que cada uma delas apresentam características, objetivos e limitações diferentes e é preciso ter conhecimento disso na hora de escolher em quais deles expor o seu negócio!  

- FACEBOOK 
Um estudo realizado pela “Secom” garantiu que o Facebook se mantém em primeiro lugar no ranking da rede social mais utilizada pelos brasileiros, cerca de 120 milhões de usuários mensais. Sua utilização pode ser bem ampla já que a plataforma permite conteúdos em diversos formatos, como por exemplo: Textos, fotos, vídeos e gifs. Além de oferecer o serviço gratuito para a criação de “fan page”, se classifica como uma boa ferramenta para suprir dúvidas, ampliar e melhorar a relação com o público. 

- TWITTER
Por ser uma plataforma de mensagens rápidas (já que a rede estabelece o limite de 280 caracteres), o twitter é indicado para empresas que possuem muito conteúdo para ser compartilhado e que possam alimentar o perfil várias vezes ao dia, pode ser usado por aqueles que precisam ou desejam interagir rapidamente com usuários/clientes, para a divulgação de ações pontuais, promoções e lançamentos. 

- INSTAGRAM 
Desenvolvido com o intuito de ser utilizado por pessoas físicas, após algumas atualizações se tornou uma ótima rede para os negócios, hoje oferecendo a opção para contas comerciais e com ferramentas exclusivas, a plataforma permite interações permanentes (publicações no feed) e temporárias (stories). Indicado para empresas que comercializam produtos e oferecem serviços com apelo pessoal, como por exemplo lojas de roupas, maquiagens e decoração e para profissionais de estética, moda, arquitetura, entre outros.  

- LINKEDIN
A maior rede social corporativa, indicada para quem busca leads mais qualificados e por conta disso é mais usada para estimular contatos entre profissionais e empresas, ampliando o networking. 

COMO AS REDES SOCIAIS IMPACTAM NAS VENDAS DAS EMPRESAS?
No parágrafo anterior entendemos as características de algumas plataformas, mas afinal qual a verdadeira importância delas para o e-commerce e como elas afetam diretamente as vendas?

- MAIOR VISIBILIDADE 
A partir da utilização de ferramentas, é possível expandir o seu alcance para diferentes públicos, segmentando campanhas impulsionadas ou atraindo a atenção de forma orgânica. No entanto, vale lembrar que não basta realizar o cadastro e ter um perfil para que os benefícios sejam alcançados! É necessário estar presente, ter contato com os clientes e expor conteúdos relevantes ao público-alvo, seguindo essas orientações sua marca ganha visibilidade e se torna referência no mercado, como diria Luiz Trindade: "Quem não é visto, não é lembrado!"

- TRÁFICO DO WEBSITE 
Outra grande estratégia é utilizar as plataformas para aumentar o alcance no seu website, um exemplo: Ao publicar conteúdo e adicionar links de blog, a ampla cobertura da plataforma pode ser direcionada ao domínio da marca, ao lidar adequadamente com esse tráfego, você pode coletar os dados necessários e realizar ações de conversão.

- POSSIBILIDADE DE SEGMENTAÇÃO 
Você pode fazer o melhor uso das redes sociais para segmentar seu público-alvo com base em características e interesses específicos. Por exemplo, se você fornece produtos na indústria da moda e deseja alcançar as pessoas certas, pode escolher um público-alvo que tenha interesse no tópico. Portanto, apenas eles serão afetados pelas atividades criadas, o que produzirá um melhor retorno sobre o investimento. Você também pode escolher um produto ou serviço específico para cada caso para aumentar a taxa de sucesso e a taxa de conversão da estratégia.

- RELACIONANDO A DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDOS COM PRODUTOS 
Outro ponto interessante é a distribuição de conteúdo relacionado ao produto. Você pode publicar artigos na plataforma e até mesmo criar links para soluções nas quais as pessoas possam se interessar. Essa técnica é muito adequada para o fundo do funil de vendas, quando o potencial cliente já está qualificado e interessado em fechar o pedido. Portanto, a importância das mídias sociais para o e-commerce é enorme, as plataformas têm impacto direto nas vendas da empresa. Por meio do bom uso, as organizações podem aumentar o conhecimento da marca, atrair novos consumidores, reter aqueles que já conhecem a empresa e acompanhar as novidades e tendências do mercado. Analise seu público-alvo e descubra quais plataformas eles usam com mais frequência.

Agora que você tem conhecimento sobre O Impacto das Redes Sociais para o E-commerce basta colocar em prática!!