O que realmente é Black Friday?

O que realmente é Black Friday?

Realizada tradicionalmente na última semana do mês de Novembro, a "Black Friday" é uma data fundamental na hora de elaborar o calendário de vendas sazonais do varejo! Conhecida por ser um evento de descontos para os clientes e de aumento de vendas para os comerciantes, é uma época muito aguardada por todos (e pelo mundo inteiro), mas afinal "O que realmente é Black Friday?". No post de hoje vamos te contar como ela surgiu, suas oportunidades e dicas para te ajudar a alcançar as metas de vendas, e então bora conferir? 

- Quando surgiu o termo "Black-Friday"? 

Hoje é associada ao maior dia de compras pelo mundo inteiro, mas nem sempre foi assim! O termo "Black Friday", sendo literalmente "Sexta-feira Negra", se originou em 24 de Setembro de 1869, quando Jay Gould e James Fisk, os acionistas da "Wall Street", tentaram tomar o mercado do ouro na bolsa de Nova York com o propósito de vender por preços maiores. O governo foi obrigado a intervir e corrigir a distorção, ampliando a oferta de matéria-prima ao mercado, o que consequentemente fez com que os preços diminuíssem e muitos investidores perdessem grandes fundos, a palavra "black" foi utilizada para se referir a época de crise daquela sexta-feira.

A "Black Friday" como conhecemos atualmente só passou a ser utilizada e popularizada após 1980, a partir desse ano os lojistas passaram a encarar o dia como uma grande oportunidade para aumentar as vendas e lucros de suas lojas, com o passar dos anos novas estratégias relacionadas ao evento foram surgindo, um exemplo disso é a "Black Novembre" em que alguns comerciantes estendem a data para o mês inteiro de Novembro, oferecendo a oportunidade aos clientes de aproveitarem as promoções e descontos por mais tempo. 

- Quais as regras para vender na Black Friday? 
O evento é uma excelente oportunidade para expandir as vendas, tornar o negócio mais conhecido, queimar estoques, conquistar e fidelizar clientes, no entanto é preciso se atentar e cumprir os requisitos do Procon, frisamos que os varejistas que não cumprem as recomendações sugeridas estarão sujeitos a possíveis fiscalizações! Separamos alguns desses requisitos para você:

> Informar com clareza e visibilidade todas as condições da promoção, como os produtos participantes, o preço original, o preço promocional e a data de entrega;
> Incluir informações do valor do frete na tela principal;
> Aplicar o desconto sobre o menor preço do produto nos últimos 60 dias;
> Ter no estoque os produtos anunciados com o maior porcentual de desconto;
> Observar o cumprimento do prazo de entrega, direito de arrependimento e outras disposições do Código de Defesa do Consumidor.

Cumprindo os requisitos acima, a sua loja estará em conformidade com as recomendações do órgão e apta a receber o Selo Procon para a data, que busca identificar as lojas que não manipulam os descontos durante a Black Friday tentando confundir o consumidor. Além de ser um reconhecimento para o seu negócio, ele também garante a credibilidade da sua loja perante os clientes. 

- Oportunidades na Black Friday!

> B2W Marketplace 
Você já ouviu falar na Black Friday no B2W Marketplace? O B2W Marketplace é uma plataforma que permite que você anuncie e venda seus produtos nas maiores lojas virtuais do Brasil, como por exemplo: Americanas, Submarino e o Shoptime.
Entre os benefícios para os lojistas estão a enorme visibilidade e o gasto zero para começar. A plataforma também conta com um ecossistema completo de soluções para impulsionar os resultados, que vão da logística ao crédito, passando por publicidade e treinamento. 

> Dê descontos reais ao seu clientes
Durante o evento é muito comum que diversos consumidores façam uma averiguação de quais lojas tem apresentado mais problemas e reclamações, para construir uma boa imagem é crucial evitar referências negativas! Faça promoções reais, ainda que não seja possível diminuir muito o valor dos produtos. Identificar alguns "carros chefes" e basear seus descontos neles pode ser uma ótima alternativa. 

> Planeje o estoque para o volume de vendas
Como abordado anteriormente é necessário ter no estoque os produtos anunciados, no entanto, é um problema muito recorrente durante a "Black Friday" o esgotamento rápido das mercadorias com maiores descontos. Planeje seu estoque com base nos anos anteriores e calcule os volumes de venda, dessa forma você poderá contar com um bom estoque durante todo o evento.

> Promova vantagens também para o frete
Obviamente na Black Friday o objetivo dos clientes é economizar o máximo possível, certo? E isso inclui o preço do frete nas vendas online! Separamos algumas possíveis alternativas para você a baixo: 

> Frete Grátis: Essa é uma boa opção a ser oferecida quando a margem do serviço de frete é muito menor que a dos produtos; 
> Frete Nominal: Você pode oferecer uma porcentagem de desconto no frete a partir de "x" valor de compra;
> Frete porcentual: Você pode oferecer 10% de desconto no frete, por exemplo, desde que o desconto não entre em conflito com o lucro final da operação;

Agora que você tem um maior conhecimento sobre "O que realmente é Black Friday?", basta colocar em prática! :)